Tendo como base, o Projeto PAZEAR, nossa meta é expandir a Cultura da Paz através dos Meios de Comunicação, oferecendo pautas com ganchos pacíficos mostrando o lado positivo de ações conjuntas que todos os dias acontecem em vários cantos das cidades, estados, do Brasil e do Mundo. O perfil deste projeto está baseado na principal função do Jornalismo que é mostrar acontecimentos de interesse público que visam a transformação social, com a expansão da consciência do ser humano, destituindo condicionamentos inseridos na sociedade pela própria mídia. Mostrar que a Comunicação Social efetiva passa pela Comunicação Humana Afetiva. (Rita Alves)

domingo, 10 de julho de 2011

Em 1999, ONU divulga documento sobre Cultura da Paz

Em 13 de setembro de 1999, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida associados à cultura de paz na Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz.

Diversas instituições em todo o mundo aderiram a esta declaração e se empenham na concretização destes ideais. De acordo com o documento da ONU, uma Cultura de Paz é um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados:

  • No respeito à vida, no fim da violência e na promoção e prática da não-violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação;
  • No pleno respeito aos princípios de soberania, integridade territorial e independência política dos Estados e de não ingerência nos assuntos que são, essencialmente, de jurisdição interna dos Estados, em conformidade com a Carta das Nações Unidas e o direito internacional;
  • No pleno respeito e na promoção de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais;
  • No compromisso com a solução pacífica dos conflitos;
  • Nos esforços para satisfazer as necessidades de desenvolvimento e proteção do meio-ambiente para as gerações presente e futuras;
  •  No respeito e promoção do direito ao desenvolvimento;
  •  No respeito e fomento à igualdade de direitos e oportunidades de mulheres e homens;
  •  No respeito e fomento ao direito de todas as pessoas à liberdade de expressão, opinião e informação;
  • Na adesão aos princípios de liberdade, justiça, democracia, tolerância, solidariedade, cooperação, pluralismo, diversidade cultural, diálogo e entendimento em todos os níveis da sociedade e entre as nações; e animados por uma atmosfera nacional e internacional que favoreça a paz.

A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional com objetivo declarado de facilitar a cooperação em matéria de direito internacional, segurança internacional, desenvolvimento econômico, progresso social, direitos humanos e a realização da paz mundial. Fundada em 1945, após a Segunda Guerra Mundial para substituir a Liga das Nações, com a meta de deter guerras entre países e para fornecer uma plataforma para o diálogo. Ela contém várias organizações subsidiárias para realizar suas missões. Existem atualmente 192 estados-membros, incluindo quase todos os estados soberanos do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário